sexta-feira, 22 de junho de 2018

PROJETO CONSTRUINDO VALORES

A Escola dos Anjos Industrial abre suas portas através deste espaço, para que pais , professores e comunidade em geral possam acompanhar o crescimento e desenvolvimento das nossas crianças. Convidamos todos à participar acompanhando nossas atividades e garantindo assim a continuidade deste projeto.


PROJETO 2018



 Equipe EMEI dos Anos Industrial.




PROJETO “CONTRUINDO VALORES”


Alguns valores podem ser considerados como o principal instrumento de formação e de prática a cidadania, alguns temas que podem ser desenvolvidos: cooperação, sinceridade, perdão, honestidade, respeito, generosidade, responsabilidade, amizade, regras e limites, bondade e afeto (carinho e amor)...

Título

Valores humanos: Construindo Valores

Situação problema

Através do diagnóstico da escola percebe-se a necessidade de trabalhar Valores Humanos, pois por diversas vezes ha conflitos entre as crianças, às vezes mostram-se sem limites e sem respeito uns com os outros. Sendo assim, valores humanos são valores morais que afetam a conduta das pessoas, esses valores podem também ser considerados valores sociais e éticos que constituem um conjunto de regras estabelecidas para um convívio saudável na sociedade.
A escola é um espaço de construção e trocas de informações, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico e reflexivo diante da sociedade.
O processo educativo deve desenvolver nas crianças a importância do entendimento e da seriedade que tem na vida do outro, suas responsabilidades e compromisso com o meio onde vivem. Alguns valores podem ser considerados como principal instrumento de formação e de praticar a cidadania, alguns temas que podem ser desenvolvidos: cooperação, sinceridade, perdão, honestidade, respeito, generosidade, responsabilidade, amizade, regras e limites, bondade e afeto (carinho e amor).

Justificativa do tema

De acordo com o diagnóstico da escola, observa-se a falta de limite, de respeito e afeto entre os alunos e em algumas situações até mesmo com os professores.
Diante disso, acredita-se que há a necessidade de trabalhar valores que fazem com que as crianças possam interagir e realizar atividades que promovam o desenvolvimento ético e social, para que se tornem bons cidadãos.
Propondo um projeto que tenham atividades lúdicas e que envolvam as turmas em sua execução, que ajude as crianças a compreender seus valores e desenvolver aqueles que ainda não são instigados a ter. Que possam tornar-se crianças de valor ético e social, pois a palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.

Objetivo geral

Proporcionar as crianças diferentes experiências de aprendizagem, favorecendo a ampliação de repertórios que envolvam os valores éticos e sociais, de modo que a criança seja estimulada ao convívio com o outro para o exercício da cidadania.

Objetivos específicos

a)    Promover a consciência dos valores éticos e sociais;
b)    Respeitar as diferenças;
c)    Proporcionar atividades lúdicas para o desenvolvimento de respeito as regras;
d)    Resgatar atitudes como cooperação, sinceridade, perdão, honestidade, respeito, generosidade, responsabilidade, amizade, regras e limites, bondade e afeto (carinho e amor);
e)    Perceber que a prática da cooperação beneficia a todos;
f)     Adotar o uso de regras básicas de boa convivência;
g)    Praticar no dia-a-dia, atitudes de cooperação e respeito;
h)    Ser um agente transmissor e multiplicador de valores, tanto na família, na escola e na sociedade;
i)      Entender que as normas devem ser respeitadas;
j)     Compartilhar as coisas de forma prazerosa e entendendo significado de generosidade;
k)    Perceber que ser responsável transmite confiança para as pessoas;
l)     Reconhecer as qualidades existentes no próximo;
m)  Reconhecer que o afeto é uma conquista diária por meio das nossas ações;
n)    Estimular o gosto por histórias, arte, música, dança;
o)    Aprender ser responsável;
p)    Dar e receber afeto;
q)    Promover o trabalho em equipe;
r)     Ser e ter atitudes honestas;
s)    Perceber que a amizade tem valor e é importante para se conviver em grupo;
t)     Ter por hábito atitudes de sinceridade;
u)    Fazer uso do perdão quando for necessário.

Conteúdo programático

O professor, em sua prática pedagógica, deve selecionar e organizar os conteúdos que são essenciais para o desenvolvimento da criança. São eles:

Conceituais

            A aprendizagem dos conteúdos conceituais envolvem:
a)    linguagem em diferentes situações;
b)    compreender que deve dividir e ser generoso com os colegas;
c)    o uso das palavras mágicas e a importância delas;
d)    adotar e respeitar regras para melhor conviver;
e)    apreender que as amizades e o afeto são admiráveis;
f)     apreciar o uso do perdão.

Procedimentais

            A aprendizagem dos conteúdos procedimentais proporcionam:
a)    rodas de conversas;
b)    experimentação;
c)    observação;
d)    jogos e brincadeiras;
e)    histórias infantis;
f)     atividades lúdicas;
g)    organização de um cartaz;
h)    confecção de livro;
i)     composição de uma varinha mágica.

Atitudinais

            A aprendizagem dos conteúdos atitudinais desenvolvem:

a)    respeito pelas regras;

b)    participação nos momentos de roda de conversa;
c)    interesse pelas atividades;
d)    respeito pelos colegas e professores;
e)    receber que ter boa educação é fundamental para o convívio social.

Metodologia

A metodologia será baseada em projetos, buscando organizar situações de aprendizagem nas quais sejam oferecidos às crianças momentos de conversa, questionamentos de seus interesses, brincadeiras, experimentações, exploração de objetos, interação com crianças, vivências em espaços e ambientes diferenciados, respeitando a individualidade das crianças.
            As atividades práticas serão desenvolvidas de forma lúdica e interativa, nelas o professor deve considerar os conhecimentos prévios das crianças, o que implica utilizar alguns instrumentos metodológicos que favoreçam essa investigação, iniciando pela observação cuidadosa, sendo que, quanto menores forem, mais atento deve estar o professor.
O projeto contemplará o uso de todos os eixos da educação infantil, os quais são eles: movimento, linguagem oral e escrita, música, arte visual, matemática, identidade e autonomia e natureza e sociedade.

Recursos didático-pedagógicos
Para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, serão utilizados alguns recursos de ensino considerados importantes, tais como: folha de ofício; cola, tesoura, tinta, pincéis, revistas; livros; música; TNT; brinquedos, dentre muitos outros.

Avaliação

O processo de avaliação é contínuo, construído com base em alguns aspectos: observação, reflexão e interação entre professor e aluno. A observação continuada nos possibilita avaliar melhor o desenvolvimento e o aprendizado de nosso aluno.
            Critérios: participação das atividades propostas, respeito pelos colegas e professores, entendimento da importância sobre valores.
Procedimentos: atividades individuais e coletivas, produções artísticas através de pintura, desenho, recortes, música e dança.
Instrumentos: relato oral e portfólio.

Culminância do projeto

Para as aulas serem atrativas serão concretizadas várias atividades diferenciadas, por exemplo: jogos, brincadeiras, confecção de cartaz e atividades concretas. Serão também executados momentos de observação.
Montagem de um portfolio, a fim de valorizar as aprendizagens desenvolvidas. Os trabalhos serão expostos nas salas de aula e em lugares de convívio social.

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